Fireflex | Vortex Polar

Fireflex | Vortex Polar

O cineasta Kalebe Paiva, embaixador Truzz, decidiu documentar a busca de ondas em um dos maiores lagos de água doce do mundo durante o inverno americano a convite de seu amigo Marcelo Galízio, atleta de classe cinco de Kayak extremo, Brasileiro e morador da região dos Lake Michigan. 

Neste período acontecem fortes tempestades que geram ventos e fortes ondulações. A qualidade das ondas variam muito e duram apenas algumas horas.
Em fevereiro deste ano os EUA enfrentaram o frio mais intenso dos últimos 30 anos, a temperatura oscilava entre -30°C a 4°C em função de um vórtex polar.
Enquanto o país contabilizava 20 mortes em função do frio, as indústrias haviam parado a produção para manter o fornecimento de aquecimento para população, Kalebe aterrissava no aeroporto de Chicago com pranchas de surf e equipamentos aquáticos.
"O policial olhou para mim perplexo e disse: -Nâo faz o menor sentido o que você está me falando, porquê você não vem no verão?
E, após explicar em uma sala com mais de 15 policiais a sua missão, me deixaram sentado aguardando por alguns minutos até que ouço a voz da policial chefe: - Vamos ver o que acontece!"
Aconteceu que o lago congelou por completo! Ele pôde observar as ondas quebrando apenas em um dia no qual a temperatura estava mais alta e a encosta descongelava com velocidade em função do vento, poderiam até entrar mas não havia nenhuma certeza de sair naquelas condições.
Com o lago congelado e muita fissura do surfe a solução foi partir para o plano B e descer por dez horas de viagem para West Virgínia para surfar uma onda famosa, também de água doce, gerada pelo rio Gauley: "The perfect wave".

 

 

Os lugares mais emocionantes estão longe do conforto e da normalidade, longe da segurança e do calor. Explore !